História

A Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio De Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – FUNRIO, foi instituída por um grupo formado por 77 pessoas, entre professores, funcionários técnico-administrativos e de enfermagem. Seu primeiro Estatuto foi aprovado em 16/11/2000 e sua primeira diretoria eleita em 04/12/2000 e empossada em 08/01/2001.

Seu objetivo é apoiar e promover projetos de pesquisa, ensino e extensão e desenvolvimento institucional, tecnológico e científico da Escola de Medicina e Cirurgia, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, podendo celebrar contratos, convênios ou outros ajustes com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior em todas as áreas do conhecimento como propõe em seu Estatuto.

A FUNRIO é uma instituição de caráter científico e cultural, estabelecida em sede própria, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída por escritura pública, regendo-se por Estatuto e pela legislação pertinente.

Possui atestados que comprovam a sua atuação e capacidade técnica nas diversas atividades previstas em seu Estatuto, tendo disposto desde a sua criação de estrutura operacional, logística e administrativa, bem como de profissionais qualificados para a elaboração, execução e gerenciamento dos projetos.

É dirigida em nível deliberativo e constitutivo pelo Conselho Curador, eleito por mandato de dois anos. O Conselho é composto por 15 (quinze) membros, sendo 07(sete) componentes indicados pelos Instituidores, sendoque um deverá pertencer ao quadro de Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e 06 (seis) pertencerem ou ter pertencido à Escola de Medicina e Cirurgia, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e 08 (oito) indicados pela Escola de Medicina e Cirurgia e pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, observando o mesmo critério.

Em nível executivo, a FUNRIO é dirigida pelo Conselho Executivo, composto pelo Presidente, e 3 (três) membros: Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Diretor Técnico, escolhidos pelo Conselho Curador e com mandato de dois anos.

O Conselho Fiscal é Orgão de fiscalização da gestão econômico financeira da FUNRIO, e é composto por 03 (três) membros.Os trabalhos do conselho Fiscal é subsidiado pela Auditoria Independente, realizada anualmente, após o termino do ano-exercício.

Embora não possa ser descrita toda cadeia de ações que resultaram no produto final de cada serviço contratado ou prestado sem ônus, é importantíssimo ressaltar que muitas pessoas contribuíram, direta ou indiretamente, para as conquistas da FUNRIO.

Sua trajetória está marcada com muitos desafios e obstáculos, mas não poderia ser diferente, uma vez que nos dispomos a crescer com qualidade, ampliando a equipe de colaboradores a cada ano, envolvendo docentes e discentes da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio De Janeiro, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e de outras instituições de ensino do país e com isso fortalecendo nossa política institucional.